Postagens populares

quarta-feira, 21 de março de 2012

Diferença entre:


Climatério X Menopausa

Muitas pessoas confundem climatério com menopausa, pois desconhecem a definição exata dos dois termos. São conceitos diferentes. O climatério é uma importante fase de transição na vida da mulher, enquanto a menopausa é um acontecimento marcante dessa fase.
Menopausa - é o termo utilizado para caracterizar a última menstruação natural da mulher, que ocorre por volta dos 50 anos. O diagnóstico é dado após um ano sem menstruação. Podemos mascarar um quadro de menopausa quando instituímos tratamento de terapia hormonal à mulher: ela continua apresentando sangramento  vaginal cíclico, que é artificial, ou seja, induzido pela TRH, simulando menstruações normais, porém sem ovulação.
Climatério - compreende um período variável, cerca de 2 a 5 anos antes da menopausa e mais um ano após a última menstruação. Geralmente se inicia ao redor dos 40 anos, podendo durar até os 65 anos. 
É o período de transição na vida da mulher entre a sua fase reprodutiva e a perda da capacidade de reprodução, ou seja, os ovários já não conseguem liberar óvulos para a concepção, assim como principiam a queda da sua produção hormonal (diminuem a produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona).

SINTOMAS no climatério


Principais causas dos Sintomas da Menopausa
Climatério e Menopausa 
O estrogênio é o hormônio básico da mulher. Sua produção começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa.
A falta de estrogênio causa as ondas de calor ou fogachos em aproximadamente 75 a 80 % das mulheres.
O estrogênio também é responsável pela textura da pele feminina e pela distribuição de gordura. Sua falta causará a diminuição do brilho da pele e uma distribuição de gordura mais masculina, ou seja, na barriga.
É a falta de estrogênio que causa a secura vaginal que acaba por afetar o desejo sexual pois transforma as relações em algo desagradável e doloroso.
O estrogênio também é relacionado ao equilíbrio entre as gorduras no sangue, colesterol e HDL - colesterol. Estudos mostram que as mulheres na menopausa têm uma chance muito maior de sofrerem ataques cardíacos ou doenças cardiovasculares.
Uma outra alteração importante na saúde da mulher pela falta de estrogênio é a irritabilidade e a depressão. O estrogênio está associado a sentimentos de alta estima e a falta dele pode causar depressão em graus variados.
Por último o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Após a menopausa grande parte das mulheres passará a perder o cálcio dos ossos, doença chamada osteoporose, responsável por fraturas e por grande perda na qualidade de vida da mulher.
Estudos recentes têm associado a falta de estrogênio ao Mal de Alzheimer, perda total da memória.

FOGACHOS


Os sintomas normalmente também são relatados como:
Fogachos ou ondas de calor, que causam uma vermelhidão súbita sobre a face e o tronco, acompanhados por uma sensação intensa de calor no corpo e por transpiração. Podem aparecer a qualquer hora e muitas vezes são tão desagradáveis que chegam a interferir nas atividades do dia a dia;
Alterações urogenitais causadas pela falta de estrogênio que levam a atrofia do epitélio vaginal, tornando o tecido frágil a ponto de sangrar. Na vagina, a atrofia causa o estreitamento e encurtamento, perda de elasticidade e diminuição das secreções, ocasionando secura vaginal e desconforto durante a relação sexual (dispareunia). Modificações na flora vaginal facilitam o aparecimento de uma flora inespecífica que predispõe a vaginites. Outros efeitos indesejáveis ocorrem no nível da uretra e da bexiga, causando dificuldade de esvaziamento da mesma, perda involuntária de urina , ocasionando a chamada síndrome uretral, caracterizada por episódios recorrentes de aumento da freqüência e ardência urinária, além da sensação de micção iminente;
Alterações do humor, sintomas emocionais, tais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia devido às alterações hormonais que afetam a química cerebral;
Modificação da sexualidade com diminuição do desejo sexual (libido), que pode estar alterado por vários motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal;
Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio;
O estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, evitando a formação de trombos que obstruem os vasos e mantendo os níveis do bom colesterol;
Osteoporose, que é a diminuição da quantidade de massa óssea, tornando os ossos frágeis e mais propensos às fraturas, principalmente no nível da coluna vertebral, fêmur, quadril e punho. Embora algumas mulheres possam não apresentar nenhum sintoma, alguma manifestação silenciosa da deficiência hormonal pode estar ocorrendo, como a perda de massa óssea que pode levar a osteoporose. É nos cinco primeiros anos após a menopausa que ocorre uma perda óssea mais rápida.
 
Menopausa Ovários

Sintomas


Sintomas da Menopausa

Algumas mulheres não sentem nada durante o período da menopausa, porém, a maioria poderá sentir alguns sintomas como:

  • Ondas de calor;
  • Suores noturnos;
  • Insônia;
  • Menor desejo sexual;
  • Irritabilidade;
  • Dores no corpo;
  • Depressão;
  • Ressecamento vaginal;
  • Dor durante o ato sexual;
  • Diminuição da atenção e memória.

Incômodos


ESTÁGIO NORMAL?


A menopausa é um 

estágio natural da vida pelo qual todas as mulheres passam quando envelhecem. Embora seja normal, nenhuma mulher diria que os sintomas parecem normais. As ondas de calor, suor noturno, alterações de humor, cansaço e outros sintomas podem fazer da menopausa uma das fases mais difíceis no campo emocional e físico para uma mulher.
O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.
A insuficiência ovariana é secundária ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.
A menopausa delimita as duas fases do climatério, o climatério pré- menopausa e o pós-menopausa.

Menopausa

O que é a Menopausa?


Menopausa é a parada de funcionamento dos ovários. Ou seja, os ovários deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. Não é uma doença, é apenas um estágio na vida da mulher. A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. No entanto em muitas mulheres a menopausa se anuncia por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos freqüentes. Não existe idade predeterminada para a menopausa. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, no entanto pode ocorrer a partir dos 40 anos sem que isto seja um problema (porém nesse caso, os médicos comumente chamam de menopausa prematura). Não há relação entre a primeira menstruação e a idade da menopausa nem tão pouco existe relação entre a idade familiar da menopausa e a sua.

Climatério

O que é climatério?




É a fase da vida da mulher onde ocorre a transição do período reprodutivo até a fase em que a reprodução natural não é mais possível

Inicia-se ao redor dos 40 anos de idade. 

Ondas de calor é o sintoma mais presente diariamente por seguidos anos, que duram de segundos a 2 ou 3 minutos, principalmente em mulheres mais caseiras e ansiosas.

O que é menopausa?

Refere-se à data em que a menstruação cessa completamente 

Este é um processo que dura cerca de 3 a 5 anos 

A menopausa acontece por volta dos 50 anos de idade.

Sintomas na menopausa:

Calores
Alteração no trato vagina/urinário
Perda da libido
Alterações emocionais
Osteoporose
Doença cardiovascular

O que é pós - menopausa?

Compreende o período após a menopausa e dura, em geral, por 10 anos.

Em muitas mulheres esta fase se prolonga por mais tempo, podendo permanecer ate o final de sua vida.


Dieta

• Refeições leves
• Consumir frutas, vegetais e cereais
• Baixa ingestão de gordura animal e evitar o excesso de sal
• Aumentar a ingestão diária de cálcio

Outras Recomendações

• A prática regular de exercício físico ajuda a manter o peso ideal, para além de reduzir a pressão 
arterial e prevenir o aparecimento da osteoporose e de doenças cardiovasculares.
• A glicemia, os níveis de colesterol, triglicéridos e pressão arterial, devem ser controlados regularmente.
• Algumas técnicas de relaxamento e meditação ajudam a ultrapassar melhor os sintomas característicos da menopausa.
• Não deve fumar.

Fonte: Ministério da Saúde
http://nutridoc.inforportal.net/alimentacao-na-menopausa 

A DIFICULDADE de quem sofre com as amigas ondas de calor


Estas coisas de jovens senhoras! Jovens senhoras é tão esquisito, não é elogio, nem ofensa, mas não fica bem, mesmo nos meus 47 anos!
E eu não fico bem no inverno, odeio o frio, chego a ficar com o corpo dolorido de tanto me encolher na cama, mesmo com os três cobertores, os dois edredons e o marido que já desistiu de me achar debaixo das cobertas. Mas ultimamente eu fico no tira coberta, coloca coberta, desde que eu virei um micro-ondas. Sim, eu me tornei um micro-ondas e muitas vezes eu acho que as pessoas estão vendo minha luz acender, o calor emanar por todas as partes do meu corpo, e ainda ouvem o bip, bip, bip do final de processo. O calor vai embora, tão lentamente quanto veio, mas fica a transpiração, aquela pela qual passei a vida inteira me concentrando para não ter, mesmo no calor de 36 graus que pode fazer em BH. Não, a concentração não me ajuda mais, eu transpiro em locais que o desodorante não alcança, atrás dos joelhos, na canela, na nuca, no bigode e na sobrancelha! Nunca nas axilas. E enquanto eu passo as mãos pelo rosto tentando limpar o suor eu fico imaginando se as pessoas estão achando que estou transpirando gordura como o marido de uma prima. Eu me arrepio de pavor. Eu acho que todos estão sentindo o calor que meu corpo emana. Encolho-me e espero que a coisa passe logo e tento evitar ao máximo tirar todos os casacos porque daqui a 2 minutos eu vou ter que colocar tudo de novo porque estarei morrendo de frio.
Talvez seja isso a causa de um grave problema no planeta terra. Se juntarmos todas as mulheres que estão passando por este mesmo processo podemos ter descoberto a causa do aquecimento global! Talvez seja o inferno se aproximando, ou talvez seja só a tão desejada, por mim, menopausa!
Porque desejada? Porque o que quero mais com meus órgãos reprodutores? Eles sequer servem para enfeite, não posso vesti-los com nada sensual, sequer os enxergo e sinceramente a vida útil deles já se acabou há muito, muito tempo atrás. Por mim poderiam secar e cair. Eu morro de inveja de uma tal, que mesmo mais nova se achou no direito de ter que tirar o útero e ficar livre daquela desagradável obrigação mensal. E este negócio de não se sentir mulher porque se livrou de algumas coisinhas pra mim não cola. Eu deixaria de ser mulher se crescesse um pênis em mim, não é?
Deus foi perfeito em sua criação, mas faltou um tiquinho de imaginação fértil. Ele podia ter feito um sistema de desligamento automático assim que a mulher desistisse de ter mais filhos, poderia ter colocado um botão de liga e desliga nas crianças e ter dado um cérebro para os homens que não ficasse no meio das pernas, podia ter dado a gravidez para os homens e ter deixado as mulheres só com as menstruações, podia ter colocado na mulher algum sistema de queima automática de alimentos, assim jamais ficaríamos gordas e também um sistema natural de rejuvenescimento para não precisarmos da intervenção dos bisturis. Ele podia ter feito tanta coisa, mas só nos fez melhores que os homens, já que é para aguentar tantos processos internos e externos, tínhamos mesmo que ser melhores, muito melhores.

Poderá também gostar de: